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Durante a Jornada Pedagógica 2024, o engenheiro ambiental e sanitarista Pedro Bicalho Maia realizou uma palestra impactante sobre a integração da educação ambiental ao currículo escolar. Com o tema "Integrando a Educação Ambiental ao Currículo Escolar: Estratégias Práticas e Interdisciplinares", Maia trouxe à discussão a importância de promover uma abordagem holística para a conscientização ambiental desde as séries iniciais.
O objetivo central da palestra foi debater estratégias práticas para incorporar conceitos ambientais em diversas disciplinas, proporcionando aos professores ferramentas eficazes para abordar questões ambientais de forma transversal em suas aulas. Além disso, Maia apresentou o "Projeto Pegada Ambiental Candiba", uma iniciativa que disponibilizará materiais didáticos pedagógicos para os educadores, facilitando a inclusão desses conteúdos no ensino regular.
"É fundamental que a educação ambiental não seja vista como uma disciplina isolada, mas sim como uma temática que permeia todas as áreas do conhecimento", ressaltou Pedro Bicalho Maia durante sua palestra. "Através da integração de conceitos ambientais em disciplinas como ciências, geografia, matemática e até mesmo língua portuguesa, podemos formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente."
O "Projeto Pegada Ambiental Candiba" faz parte de uma série de iniciativas da gestão municipal para tornar o município mais sustentável em 2024. Com a implantação desse e de outros projetos, a administração local busca não apenas conscientizar a comunidade escolar, mas também promover mudanças efetivas em prol do meio ambiente e das gerações futuras.
A palestra de Pedro Bicalho Maia foi recebida com entusiasmo pelos professores presentes, que se mostraram motivados a aplicar as estratégias discutidas em suas práticas pedagógicas.
Kamila Tauany, secretária municipal de educação, ressaltou que as escolas já trabalham a temática de educação ambiental, mas agora, com o "Projeto Pegada Ambiental Candiba", poderão abordá-la de forma mais aprofundada e eficiente, integrando-a de maneira inter e multidisciplinar.
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