(77) 3661-2029

FESTIVAL DE GUARANÁ DE CANDIBA
15/12/2022

FESTIVAL DE GUARANÁ DE CANDIBA

Com um olhar sensível voltado para a infância e a percepção da vulnerabilidade existente na sociedade, e de que nem todas as crianças podem desfrutar de uma festividade com lanches, brinquedos, brindes entres outros, foi discutido de forma intersetorial a possibilidade de realizar um evento com a parceria das escolas, o que logo se estendeu para sua realização na Praça de Eventos. O que permitiu que todas as crianças do município comemorassem de forma igualitária o seu dia.

O primeiro festival de guaraná realizado no ano de 2009, veio marcar o município por se tratar de uma festa direcionada exclusivamente para o público infantil, cheio de atrações culturais regionais e uma diversidade de opções de interações lúdica que contribui para o desenvolvimento pessoal da criança, facilitando o processo de socialização e comunicação, essenciais para a  construção de vínculos necessários para o ingresso na vida adulta.

Está foi a 14ª edição de nosso tão esperado festival de guaraná. A nossa motivação em  realizar essa festa, justifica-se pela valorização da infância, construção e de vínculos necessários para o ingresso da criança na vida adulta. Cuidados que não são apenas da família, mas do município e de toda sociedade, assim, como preconiza a Constituição Federal, o ECA e o recém-aprovado marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016).
São contempladas todas as crianças do município, não somente as que estudam nas escolas da rede municipal, mas todas as crianças regulamente matriculadas na rede de ensino municipal, com abrangência das crianças da escola particular do município. No que se refere as crianças que ainda não possuem idade escolar, estas são sinalizadas pelo agente comunitário de saúde de acordo o seu território de abrangência e receberão seu ingresso/cartela para participar no dia do evento.

O município disponibiliza transporte para facilitar a e contar com participação de todas as crianças incluindo as da zona rural, são disponibilizados transportes para todas as comunidades rurais e para o distrito de Pilões.

Dentre os critérios usados para definir a festa é realizado um levantamento junto com a Secretaria de Educação e Cultura, sendo contabilizado o número de crianças matriculadas em cada escola da rede municipal. E para as crianças que não estão em idade escolar por meio da Secretaria Municipal de Saúde e através dos agentes comunitários de saúde, estas são identificadas, contabilizadas e inseridas no rol de crianças participantes do Festival de Guaraná.

Esta se tornou a festa mais esperada em nosso município. De forma geral, as crianças podem resgatar a essência da boa infância, com a preservação de brincadeiras, da imaginação que consequentemente contribui para o desenvolvimento psicossocial por meio da interação e ludicidade promovido pela sua participação nas apresentações culturais de forma teatral e musical. Ainda, podem desfrutar de parquinho infantil, shows artísticos e musicais, lanches diversos e brindes. O que torna esta festa tão atraente e um dia especial,  diferenciado de todos os outros.

Autor: ASCOM